(21) 2215-3026
Acima de tudo, o síndico é o responsável pela gestão de um condomínio. Isso significa também que, diante de qualquer processo (judicial ou não), ele é o representante dos interesses dos moradores. Portanto, deve zelar pelo patrimônio e garantir o bem-estar de todos os moradores. Geralmente, esse profissional é eleito pela assembleia geral dos condôminos.
O advogado especialista em direito condominial Dr. Issei Yuki Júnior destaca que de acordo com o Código Civil, a principal função do síndico é representar, de todas as maneiras, o condomínio. Portanto, ele deve realizar as ações em defesa do patrimônio e dos interesses e direitos do condomínio e dos moradores. Em outras palavras, qualquer problema se torna uma responsabilidade do síndico.
Grandes mitos e verdades sobre as funções do síndico no condomínio:
O síndico pode realizar obras no condomínio sem análise e aprovação em assembleia?
Meia verdade. Um dos poderes do síndico do condomínio é realizar obras emergenciais e obras necessárias sem que elas sejam analisadas e aprovadas previamente pelos condôminos. Como a omissão pode causar um dano irreversível, o gestor pode e deve adotar uma medida para fazer cessar o perigo.
Continua: https://www.segs.com.br/demais/367631-mitos-e-verdades-sobre-o-papel-do-sindico-nos-condominios