(21) 2215-3026
Os consumidores do país podem comemorar, porque a conta de luz continua sem cobrança adicional em outubro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde em vigor no país pelo sexto mês consecutivo.
Aliás, a população sofreu com os preços bastante elevados da conta de luz desde setembro do ano passado. Isso porque o governo criou uma nova bandeira tarifária, a “escassez hídrica”, que promovia uma cobrança extra de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos.
A saber, a tarifa ficou em vigor no país até meados de abril. Isso aconteceu porque o país enfrentou a pior crise hídrica em 91 anos, cenário que obrigou o governo federal a acionar diversas termelétricas para produzir energia para a população, já que as hidrelétricas não conseguiam funcionar totalmente devido à falta de chuvas.
Contudo, estas usinas são bem mais caras e poluentes que as hidrelétricas. Assim, o aumento dos custos de produção recaiu sobre a população, que pagou caro para ter energia em casa durante diversos meses.
Veja a matéria completa no portal Sua Finança e entenda o sistema de bandeiras tarifárias da Aneel.