Busca Livre de Imóveis

Notícias

Período de conversão de crédito da Nota Carioca em desconto no IPTU começa neste sábado, dia 1º. Entenda

Começa neste sábado (dia 1º), o prazo para que contribuintes que têm créditos de Imposto Sobre Serviços (ISS) no sistema da Nota Carioca façam a conversão dos valores para abatimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023.

A janela de direcionamento dos créditos acontece, normalmente, em setembro, mas foi adiada esse ano depois que um ataque hacker atingiu os sistemas do município em agosto.

O prazo vai até 31 de outubro. Segundo a Secretaria municipal de Fazenda, imóveis comerciais e residenciais podem ter até 100% de abatimento no imposto de um ou mais imóveis na cidade.

Além disso, o abatimento no IPTU também pode alcançar imóveis com débitos do imposto, excluindo aqueles que possuem apenas cobrança de Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL). O programa permite ainda que o valor seja direcionado a um mesmo imóvel por CPFs distintos, sem que haja necessidade de o contribuinte ser o proprietário do imóvel beneficiado.

Os créditos têm validade de dois anos fiscais. Por isso, serão consideradas as notas emitidas a partir de 1º de janeiro de 2020, desde que o ISS correspondente tenha sido pago pelo prestador de serviços. Os pontos são obtidos na compra de serviços, em estabelecimentos como academias, salões, planos de saúde e escolas, que gerem a Nota Carioca com o CPF do consumidor.

Saiba mais e veja o passo a passo no Extra Online!