Busca Livre de Imóveis

Condomínio

Como solucionar a questão do lixo nos condomínios

O ano de 2021 promete uma conscientização ainda maior sobre sustentabilidade e o meio ambiente, e uma parte essencial desta discussão é a produção de lixo. Antes de tudo, precisamos nos responsabilizar como agentes diretos para solucionar este problema (claro, junto aos órgãos públicos responsáveis).

No condomínio, local onde inúmeras pessoas produzem lixo diariamente, é importante desenvolver métodos práticos e comprometer-se com soluções verdes:

♻️ Coleta seletiva: essa tática, já conhecida por muitos, funciona como um dos principais combatentes ao descarte descriminado em aterros sanitários. Adote a medida no condomínio e verifique horários, roteiros da coleta e procedimentos a serem seguidos diretamente no site da Comlurb (clique aqui para acessar)

♻️ Sinalização e comunicação são primordiais. Síndicos e funcionários precisam estar à disposição para tirar dúvidas quanto ao descarte, bem como são necessárias sinalizações em lixeiras e áreas comuns informando sobre o procedimento correto

♻️ Remédios, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias devem ser descartados separadamente. Eles requerem uma atenção específica e podem ser depositados em Ecopontos por toda a cidade do Rio.

Essas medidas são básicas e essenciais para que o condomínio construa um manuseio de lixo mais consciente e menos prejudicial ao meio ambiente. Não se esqueça, síndico: os condôminos e funcionários também têm as suas partes no processo, incentive-os a diminuir a produção de lixo doméstico e informe-os com opções sustentáveis. Para auxiliá-lo nessa gestão ecofriendly, contate a Liderança: liderancaimobiliaria.com/fale-conosco/.

 

Fontes: Comlurb; Condomínios Verdes.