Busca Livre de Imóveis

Decoração

Como decorar um apartamento pequeno de forma elegante

Os apartamentos pequenos estão se tornando cada vez mais populares devido ao seu preço mais acessível aliado à facilidade para manutenção e limpeza.

Com isso, surge a necessidade de buscar soluções para tornar esses imóveis mais confortáveis e elegantes, fazendo com a falta de espaço não se torne um problema no dia a dia. A boa notícia é que com algumas estratégias simples é possível aproveitar melhor os poucos metros quadrados disponíveis no apê e fazer com que ele se transforme em um lar mais amplo e acolhedor. Gostaria de saber como fazer isso? Então confira abaixo as dicas que trouxemos:

Os móveis certos

Um dos primeiros aspectos a serem pensados para decorar um apartamento pequeno de forma elegante é em relação à escolha dos móveis. Eles irão ocupar a maior parte do espaço no imóvel, por isso é fundamental que sejam bem escolhidos. O ideal é apostar em móveis planejados, feitos sob medida para aproveitar melhor cada cantinho do ambiente. Além disso, vale a pena investir em bons materiais, como a madeira maciça, pois isso ajuda a proporcionar um acabamento melhor aos móveis e faz com que eles sejam mais resistentes e duráveis.

Materiais que fazem a diferença

Outro item que merece atenção durante a decoração de um apartamento pequeno são os revestimentos. Pisos e paredes bem cuidados naturalmente contribuem para que o imóvel tenha uma aparência melhor e se torne mais atraente. O que não faltam são opções diferentes de materiais para você escolher aquele que melhor combina com o seu estilo, como por exemplo a madeira, as pedras naturais, a cerâmica ou o porcelanato. O principal é buscar uma relação harmônica entre cada um dos materiais escolhidos para que o resultado final seja satisfatório.

Por que tanta parede?

Se o apartamento pequeno possui excesso de divisórias e paredes entre os ambientes, a tendência é que ele pareça ainda menor e mais apertado. Sendo assim, vale a pena considerar a possibilidade de realizar uma pequena reforma para eliminar algumas paredes do imóvel, contando sempre com a orientação de um engenheiro ou arquiteto para avaliar a viabilidade dessa obra. Uma das principais áreas em que a eliminação das paredes costuma ser bem-vinda é entre a sala e a cozinha, para criar uma integração entre esses dois ambientes e fazer com que se tornem mais amplos e elegantes.

O poder das luzes

Se além de pequeno, o apartamento também for mal iluminado, a tendência é que ele se pareça com uma caverna, e não é isso que nós desejamos. Por esse motivo, apostar em uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial, é uma excelente estratégia para fazer com que o imóvel se torne mais confortável e atraente. Use e abuse das luminárias, pendentes, abajures, e outros acessórios de iluminação que podem ser usados nos diversos cômodos do imóvel. Priorize também janelas mais amplas com cortinas leves e que permitam a entrada da luz natural para iluminar os ambientes nos dias ensolarados.

Detalhes fundamentais

Além de se preocupar com a parte mais ampla da decoração, que envolve a escolha dos móveis, revestimentos e luzes, é necessário ficar atento também aos pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença no resultado final do trabalho. Para trazer mais elegância a um apartamento pequeno, procure ter atenção na escolha de todos os acessórios que serão instalados nele, desde as maçanetas e puxadores até os suportes de cortina, interruptores, tapetes, almofadas, etc. Esses itens devem ser feitos em materiais de boa qualidade e que combinem com o estilo adotado na decoração do imóvel.

Divina proporção

Essa talvez seja a principal regra para quem deseja decorar um apartamento pequeno de forma elegante: esteja atento à proporcionalidade. Ou seja, não adianta querer colocar um elefante dentro de uma caixinha de fósforos pois o resultado será desastroso. Em um apartamento pequeno, o ideal é investir em peças menores, priorizando aquilo que realmente for necessário para reduzir os excessos. Procure anotar as medidas de cada cômodo antes de escolher um móvel ou eletrodoméstico, assim será mais fácil acertar no tamanho de cada item.

Seu apê, sua vida

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de deixar o apartamento com o seu toque pessoal. Ele deve ser decorado para atender às suas necessidades, e não apenas para agradar aos olhos de quem irá visitá-lo. Por isso, priorize aquilo que de fato for importante para você. Se possui uma relação próxima com a natureza, vale a pena inserir alguns vasos de plantas espalhados pelo imóvel. Por outro lado, se prefere um estilo mais urbano pode apostar em um grafite em uma das paredes da sala para deixar essa marca registrada no ambiente.

Fonte: ImovelWeb

Estamos à disposição, LIDERANÇA IMOBILIÁRIA LTDA.