(21) 2215-3026
Viver em condomínio é pensar no coletivo, e em meio à pandemia, torna-se essencial. A situação exige medidas drásticas para manter o bem-estar de todos. Por isso, trouxemos algumas dicas que você, condômino, não pode esquecer!
O síndico não só pode, como deve reduzir acesso a áreas comuns, como piscina, playground e até elevadores. Entretanto, em relação aos elevadores, cabe lembrar que não é possível discriminar pessoas que precisam usá-lo. É fundamental higienizar os elevadores e todas as áreas de acesso ao condomínio com maior rigor.
Até então, se desconhece qualquer orientação oficial sobre cuidados especiais com animais. Por precaução, é melhor limitar a circulação dos animais em áreas comuns e o contato deles com pessoas infectadas.
Todo cuidado com a administração interna do condomínio não é exagero. É preciso redobrar os cuidados com a limpeza de puxadores e corrimãos.
Porteiros, faxineiros e outros funcionários do grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos, fumantes e pessoas que estejam fazendo tratamento com quimioterapia) devem ser afastados do convívio do condomínio. No caso de suspensão do contrato, a Medida Provisória 936/2020 prevê que o governo irá pagar o valor total do salário (100%) apenas para trabalhadores de empresas que tenham um faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
É preciso lembrar que muitos funcionários do condomínio usam transporte público para chegar ao local de trabalho e estão mais expostos à contaminação. Portanto, é recomendável reduzir a circulação de funcionários, mas sem deixar de pagá-los. Pode ser feito um rodízio.
As reuniões e assembleias devem ser postergadas. Condomínios só podem fazer reuniões virtuais se elas estiverem precisas na convenção ou forem aprovadas em alguma assembleia.
Evite aumentar o fluxo de pessoas nas portarias, não importa quem seja.
Os síndicos devem proibir qualquer aglomeração no condomínio. A situação exige a tomada de decisões difíceis, para manter a responsabilidade com a vida de todos e evitar pânico.
Fonte: Globo.com