Busca Livre de Imóveis

Condomínio

Para-raios em condomínios: O que é? Qual sua importância?

O para-raios é um item indispensável para manter a segurança dos condomínios. É constituído por uma haste de metal ligada por um fio condutor de cobre. Em sua extremidade superior existe uma coroa de quatro pontas coberta por platina para suportar o forte calor gerado pela descarga elétrica.

 

 

A função básica de um para-raios é proporcionar um caminho seguro para a descarga elétrica. Quando o fio está ligado à terra, o para-raios faz com que a descarga seja conduzida até o solo. Sem para-raios, ou com um em mau funcionamento, o raio atingirá e danificará a estrutura do prédio, alcançando as instalações elétricas. Pessoas que estejam circulando pelo condomínio também correm o risco de ser atingidas por um raio.

 

No Brasil esse é um item fundamental. Nosso país é líder mundial na incidência de raios. Aqui são registrados 50 milhões de raios anualmente e 90% deles ocorrem na primavera e no verão, que são as estações mais quentes do ano.

 

A manutenção dos para-raios deve ser realizada a cada seis meses por uma empresa especializada em medição de resistência de aterramento para verificar as condições gerais do sistema. Nessa vistoria é apontada qualquer necessidade de manutenção.

 

O cuidado e manutenção com para-raios não possui um custo elevado para o condomínio e garante segurança e proteção aos moradores e instalações.

Estamos à disposição, LIDERANÇA IMOBILIÁRIA LTDA.