Busca Livre de Imóveis

Condomínio

Como incentivar moradores a participarem ativamente das assembleias condominiais?

Um dos principais desafios enfrentados pelos síndicos dentro de um condomínio é a participação dos moradores nas reuniões. Muitos acham que é um momento chato, estressante, uma verdadeira perda de tempo. Porém, é importante que todos saibam que é nesta oportunidade em que o futuro do condomínio é decidido, com as tomadas de decisões.

Para estimular a participação de todos nas assembleias, separamos, aqui, algumas dicas fundamentais que podem – e devem – ser implementadas pelos síndicos. Continue lendo.

  • As pessoas que estiverem a frente na organização da assembleia devem levar em consideração que o tempo de todos é muito importante, e, por isso, deve ser muito bem aproveitado. Para isso, a pauta dos assuntos a serem tratados deve ser estruturada. Uma boa ordem a ser seguida é: logo no começo, tratar dos assuntos mais simples e corriqueiros, seguidos pelos mais sérios e finalizando com temas mais pontuais e amenos.
  • Todos os condôminos devem ser avisados com certa antecedência sobre data e hora em que acontecerá a reunião. Por isso, utilize todos os meios de comunicação disponíveis: mural de recados, avisos no elevador, grupos de WhatsApp, Área do Cliente do condomínio… as opções são infinitas. Outra alternativa é definir um dia e hora fixos para as assembleias. Assim, ninguém pode usar a justificativa que “não sabia quando o encontro aconteceria”.
  • Se permitido na convenção do condomínio, o voto por escrito pode ser uma boa solução para registrar as decisões tomadas e permitir a participação de moradores que não puderem estar presentes na reunião. Ao utilizar esse método de voto, estes moradores podem se inteirar sobre a pauta e se posicionar sobre o assunto, encaminhando seu voto aos gestores.
  • Preste atenção à duração da reunião. Sabemos que o tempo de todos é precioso e deve ser aproveitado da melhor maneira possível. Reuniões extensas afastam os moradores, já que se tornam exaustivas e sem objetivo.
Estamos à disposição, LIDERANÇA IMOBILIÁRIA LTDA.