Busca Livre de Imóveis

Condomínio

Quais são as regras de uso mais comuns dos salões de festas dos condomínios?

A maioria dos condomínios já disponibiliza um espaço para que seus moradores possam fazer eventos, aniversários e confraternizações. Ter esses espaços perto de casa é uma grande facilidade por diversos motivos, como a facilidade de deslocamento, a segurança e praticidade.

Porém, para garantir que eles estejam sempre em boas condições e prontos para serem usados, é importante que o condomínio estipule algumas regras básicas de uso. Além disso, elas também são importantes para evitar problemas com a vizinhança, como o barulho excessivo em horários inadequados, sujeira e o excesso de pessoas.

Em primeiro lugar, é importante que todas as regras definidas estejam registradas no regimento interno ou na convenção de condomínio. Estes documentos devem estar disponíveis para que os condôminos os consultem em casos de dúvidas.

Entre as regras mais comuns para o uso dos salões de festas, nós destacamos as seguintes:

  • É muito comum que a convenção do prédio estabeleçam prazo de antecedência para a reserva dos espaços, garantindo, assim, uma maior organização da agenda. Além disso, pode ser que seja cobrada uma taxa pelo aluguel ou um adiantamento no ato da solicitação, para garantir que o morador, de fato, cumpra com todos os combinados.
  • Após os eventos, é normal que os espaços fiquem sujos e bagunçados. Para isso, é comum que seja cobrada uma taxa de limpeza, que deve ser combinada em assembleia. Essa taxa pode ser incluída no valor do aluguel, caso seja cobrado. Assim, ao final da reserva, o condomínio pode disponibilizar um funcionário para a limpeza do espaço, e o morador não precisa se preocupar com a questão.
  • O horário de funcionamento é, provavelmente, a maior polêmica nos condomínios. O barulho excessivo pode ser um grande incômodo para os demais moradores, especialmente após as 22h. Sendo assim, o ideal é que se determine um horário máximo para o uso do salão. Assim como os outros itens, esse horário limite deve ser aprovado em assembleia e registrado nos documentos do condomínio.
  • No ato da reserva, o morador deve assinar um documento formal que comprove que ele está ciente dos termos de uso e cuidados que deve ter com o salão de festas. Neste documento, devem constar algumas normas do condomínio, como o horário, além de informações sobre a limpeza, retirada e entrega de chaves, entre outras.

Morar em comunidade é conviver com muitas pessoas diferentes, e, se não houver regras claras regendo a utilização de espaços comuns, podem surgir problemas maiores entre gestores e moradores. Ao definir estas informações, o condomínio está sendo preservado.

Estamos à disposição, LIDERANÇA IMOBILIÁRIA LTDA.