Busca Livre de Imóveis

Condomínio

Áreas comuns: como escolher e conservar móveis

 

Via ullmanndick.com.br

É comum ter móveis expostos à chuva e a sol nas varandas, piscinas e jardins. Por isso, é importante que você saiba formas de conservar móveis de madeira em ambientes externos para que eles não estraguem facilmente.

Com as ações climáticas a tendência é que seus móveis desgastem ao longo do tempo. Porém, se você não tiver cuidado, a vida útil deles será menor do que o esperado.

Antes de saber como conservar móveis de madeira em ambientes externos você precisa saber se os seus móveis são preparados para essas áreas, pois muitas vezes eles não têm propriedades para aguentar o clima.

Cada material tem sua resistência a ações do tempo, por exemplo, a madeira de manejo florestal sustentável, Cumaru, é bastante resistente ao clima, a fungos e a insetos, por isso, pode ser uma boa opção para se ter em áreas externas.

Dicas para conservar móveis de madeira em ambientes externos

Os móveis de madeira são muito utilizados para áreas externas devido a sua resistência a intempéries. Entretanto, se não forem bem cuidados, eles podem se tornar frágeis e desgastarem mais rápido.

Não precisamos ter receio de deixar os móveis ao ar livre, desde que eles sejam preparados para isso e tenham uma conservação periódica. A madeira, se bem conversada pode durar mais de 20 anos.

Vamos te dar algumas dicas de como conservar móveis de madeira em ambientes externos para que você não tenha que trocá-los com pouco tempo de uso.

LIMPEZA

A limpeza da madeira é bem simples e fácil de fazer. Você só precisará de um pano úmido. Passe o pano com água na peça inteira, para que a sujeira seja removida e a madeira não fique com aspecto de ressecado de sol.

Faça esse procedimento pelo menos uma vez na semana. Para limpar e conservar móveis de madeira em ambientes externos de forma mais profunda, será necessário utilizar alguns produtos.

Esses produtos são o Polistein transparente, Stain preservativo e Verniz. Cada um deles tem sua finalidade e geralmente são passados uma vez por ano. Fique tranquilo, nós vamos explicar a função de cada um deles ao longo do artigo.

COBRIR A MOBÍLIA

Caso os móveis estejam em áreas externas de chácaras, casas de campo, de praia ou qualquer outra área que não é utilizada com tanta frequência, uma medida bem simples seria deixar as peças cobertas.

Quando não estiverem sendo usadas, coloque uma capa impermeável cobrindo todas elas. Isso traz uma enorme conservação para seu móvel e evita o desgaste desnecessário.

Não tem porque deixar uma peça que ninguém está utilizando exposta atoa. Porém, se a mobília está em sua casa ou em algum lugar bastante frequentado, essa medida pode ser inviável.

Isso porque seria uma prática bem cansativa ter que ficar cobrindo e descobrindo as peças com frequência.

UTILIZE GUARDA-SÓIS

Uma forma de conservar móveis de madeira em ambientes externos é utilizando guarda-sóis sobre as mesas e cadeiras. Além de proteger um pouco as peças contra as ações do clima, você ainda terá uma sombra fresca para os dias de sol.

MADEIRAS RISCADAS

Se seus móveis estão com riscos, uma forma de removê-los é utilizando óleo de bebê. Com ele você consegue tirar mancha e pequenos arranhões. Se os arranhões forem maiores, você pode usar giz de cera colorido.

É bem simples, é só misturar as cores do giz até que fique do mesmo tom que a madeira.

Passe sobre o risco e dê uma leve passada de pano seco e macio, como se você estivesse polindo. Essa dica vai te ajudar a disfarçar os riscos, deixando-o mais amenos.

MANCHAS DE CALOR

Quando ficam muito expostos ao sol, é comum surgir algumas manchas de calor na peça. Para removê-las basta aplicar a cera de abelha morna utilizando a parte externa da casca do limão.

Caso a mancha seja bem grave, faça uma mistura com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de azeite. Passe e deixe agir por alguns minutos. No final, dê o polimento utilizando um pano seco e macio.

MACHAS BRANCAS EM MADEIRA ESCURA

A cera de abelha também pode ser eficaz na remoção de manchas brancas em madeiras escuras, é só você aplicá-la misturada com aguarrás (produto utilizado como solvente). A quantidade vai variar de acordo com o tamanho da mancha.

Outra maneira de remover manchas brancas e conservar móveis de madeira em ambientes externos é passar uma noz descascada e cortada ao meio, esfregando-a na mancha até escurecer.

Produtos que você deve passar nos móveis de madeira

Como citados anteriormente, existem alguns produtos que contribuem para que a madeira fique bem conservada e dure por mais tempo. Vamos conhecer as indicações de cada um deles.

POLISTEIN TRANSPARENTE

Este produto penetra nos poros da peça, deixando-a mais protegida. É indicado para móveis que ficam bastante tempo expostos.

STAIN PRESERVATIVO

Este produto tem ação contra os fungos e protege a madeira contra umidade e o sol. Ele forma uma película bem fina que não trinca e nem descasca ao longo do tempo.

Na hora de comprar não se esqueça de observar se o que você está comprando é o stain preservativo ao invés do stain de acabamento, pois este último não serve para a conservação.

Verifique também se o produto possui o número de registro obrigatório do IBAMA em sua embalagem.

VERNIZ

O verniz é o produto mais utilizado em móveis de madeira. Ele cria uma película que protege a superfície da madeira, dando um acabamento liso que disfarça as irregularidades naturais.

Além disso, ele penetra na madeira, evitando rachaduras e bolhas. Quando sua fórmula possui filtro solar ele passa a ter resistência aos raios de sol.

Essas foram algumas dicas para você saber como conservar móveis de madeira em ambientes externos.