Busca Livre de Imóveis

Condomínio

5 dicas para diminuir o calor em casa

O condicionador de ar, além de seu alto custo, pode aumentar o gasto de energia e até ser prejudicial à saúde; saiba como driblar o calor sem precisar dele

Via Portal R7.

Quando chegam os meses quentes do ano, a primeira coisa que vem à cabeça é como enfrentar os dias e noites abafados, seja na rua, no carro, trabalho ou mesmo em casa. Para driblar o calor excessivo, é comum que as pessoas invistam em aparelhos condicionadores de ar, uma vez que eles deixam o ambiente mais fresco quase imediatamente.

Entretanto, esse eletrodoméstico pode não ser a melhor opção. O alto custo do aparelho, aliado a um gasto maior de energia e aos malefícios que ele causa à saúde pedem que você utilize outras medidas, antes de correr à loja mais próxima para comprar o seu.

No post de hoje, separamos 5 dicas simples, mas que podem fazer uma grande diferença na climatização da nossa casa. Confira!

1- Para ventilarem de maneira mais eficaz, os ventiladores devem ser posicionados em lugares estratégicos, de preferência longe de passagens, corredores ou lugares que possam atrapalhar a utilização do cômodo. Para otimizar o seu desempenho, também é possível colocar uma bacia ou garrafa de água bem na frente do ventilador. Assim, você consegue condicionar melhor o ar, obtendo um resultado mais refrescante.

2- Mantendo as portas e janelas dos ambientes de casa abertos, você consegue criar uma corrente de ar, refrescando a casa de forma natural. Isso funciona, principalmente, nos horários de menor incidência de sol, como o começo da manha, fim de tarde ou início da noite.

3- Aqui vai uma curiosidade: as plantas também ajudam a manter o ambiente mais úmido e a baixar a sua temperatura. Por isso, que tal montar um pequeno jardim na sua casa? Além de fazer bem a saúde, ainda é uma ótima opção de decoração.

4- A iluminação artificial também é uma das vilãs do calor em casa. Durante o dia, busque manter a casa iluminada com a luz natural do Sol. Já durante a noite, ligue as lâmpadas apenas dos ambientes frequentados. Também é uma boa ideia trocar as lâmpadas mais antigas por uma os modelos de LED, conhecidas como luzes brancas. Elas são vantajosas pois, além de consumir menos energia, têm uma durabilidade bem maior, consomem menos energia e ainda esquentam bem mesmo.

5- Outra opção para quem busca diminuir a temperatura dentro de casa é trocar os pisos por materiais mais frios, como o porcelanato. Esse tipo de material ajuda a manter os cômodos mais arejados por mais tempo. Além disso, deve-se evitar ter muitos tapetes pelo chão, já que eles ajudam a acumular o calor.