Busca Livre de Imóveis

Condomínio

Como a gestão do condomínio acaba valorizando os imóveis

Antigamente, a gestão de condomínio era vista apenas como um simples escritório de contabilidade a serviço do síndico. Ao longo do tempo, notou-se a necessidade de tornar esse serviço mais especializado e profissional.

A administradora é preposta do síndico e tem como objetivo atender as demandas e expectativas dos moradores, a fim de viabilizar os desejos da coletividade. Para isso, auxilia e orienta o síndico no exercício das atividades administrativas e cotidianas do empreendimento, pois ele é o responsável legal e mandatário das decisões de acordo com a Convenção de Condomínio. Ela tem o dever de orientar sobre os aspectos legais, contabilizar receitas e despesas, elaborar as folhas de pagamento dos funcionários, emitir e distribuir os boletos das taxas condominiais, elaborar as prestações de contas e assessorar assembleias.

Para que você entenda a importância de uma administradora no seu condomínio, listamos neste post os principais benefícios que ela oferece. No geral, a qualidade de vida em condomínios pode ser segmentada em 3 pilares principais do convívio condominial:

1 – Segurança

2 – Comunicação

3 – Colaboração

 

E qualidade de vida influencia diretamente na valorização do imóvel. Vou explicar com mais detalhes:

Segurança

Esta é a principal motivadora da existência de condomínios. A busca das pessoas por um ambiente seguro para viver com sua família e filhos, compartilhando as áreas do condomínio com pessoas devidamente registradas, é o primeiro fator considerado.

Tudo isso traz mais segurança e tranquilidade, e é claro que todos querem viver sem essas preocupações. Por isso, imóveis em condomínios são mais desejados naturalmente, o que valoriza o imóvel automaticamente.

Comunicação

Com mais segurança ao redor de sua casa, a vida social com os vizinhos aumenta em um condomínio. Partindo desse princípio, cada um possui regras estabelecidas no Regimento Interno que trazem um convívio padronizado.

A comunicação também é otimizada em alguns modelos, como a portaria remota.

Dessa forma, todos podem conviver em um ambiente com mais respeito e sem invasão de seus direitos. E quem não gostaria de viver em um lugar assim?

Colaboração

Este é o estado máximo quando falamos em vida social em condomínios. Partindo dos preceitos de convívio de países desenvolvidos, é possível que um condomínio desenvolva integração entre os condôminos.

Isso pode incluir hortas coletivas, grupos de futebol, passeios de bicicleta, recreação, entre outros. Ou seja, existe integração e colaboração para todas as faixas etárias em um condomínio – dos mais novos aos mais idosos.

Esses três pilares influenciam diretamente na valorização do imóvel

 

Quanto maior o nível de evolução do condomínio para cada uma das etapas, maior se torna o prazer em conviver neste ambiente. Um condomínio só evolui nessas etapas se a gestão interna for eficiente – e muitos fatores influenciam isso.

 

Ou seja, essa evolução também gera um desejo de novas pessoas viverem neste mesmo ambiente. Além do objetivo principal, que é a qualidade de vida, uma boa gestão de condomínio traz valorização para seu imóvel, seja em uma possível locação ou venda.

 

Por isso, antes de escolher o próximo condomínio que você deseja se mudar ou investir, não deixe de consultar condôminos já residentes deste empreendimento ou residentes em outros condomínios semelhantes, em casos de lançamentos.

 

Ter o conhecimento do clima condominial antes de investir pode fazer com que sua decisão seja a mais assertiva possível – e isso vai além de valorizar o imóvel.

 

Agora, se você já mora em um condomínio e compartilha de um sentimento que ele pode ter um ambiente muito melhor para você e sua família, envolva-se no conselho administrativo.

 

Seu engajamento evitando conflitos e em busca do bem comum pode ajudar a sua família e todas as outras que convivem no mesmo ambiente que você. De quebra, isso ajuda a valorizar o imóvel ainda mais.

 

Existem ferramentas online que atendem estas necessidades de gestão de condomínio, e podem ser implantadas a um baixo custo. Além de outras soluções, que já mencionamos, como a portaria remota.

Elas suprem as necessidades do condomínio e elevam seu nível de satisfação, além de valorizar de seu imóvel!