Busca Livre de Imóveis

Dicas

Como preparar a casa para receber os amigos?

preparar a casa para receber convidados

 

Receber em casa é uma arte e o principal segredo dessa arte é fazer com que seus convidados sintam-se confortáveis, divirtam-se e passem momentos inesquecíveis em sua companhia. Aqui não está em questão o luxo, o cardápio sofisticado e as regras de etiqueta mas sim pequenos detalhes e um carinho especial que farão com que seus amigos ou familiares sintam-se em casa. Quer saber como preparar sua casa para aquele almoço, jantar, café da tarde ou um brunch especial com amigos ou familiares?

Revise a área social

preparar a casa para receber convidados

 

 

Claro que, primeiro de tudo, devemos revisar toda a área por onde os convidados irão circular e verificar se está tudo ok. A limpeza e a organização é algo fundamental, portanto limpe sua casa como de costume e recolha objetos pessoais ou itens que possam estar a mais na sua área social. Preste atenção no lavabo e garanta que esteja abastecido com todos os itens necessários para sua utilização como papel higiênico, sabonete, toalhas e se, por acaso, você não tiver um banheiro especial para visitas em casa, procure guardar todos os itens de uso pessoal do banheiro principal fora da visão.

Revise a área social

luminárias

 

Se possível disponibilize um espaço especial para seus convidados guardarem bolsa e casacos logo no hall de entrada. Pode ser um aparador, ganchos divertidos na parede ou um bonito cabideiro. Decore a casa com um mimo especial, coloque flores e velas em cantinhos especiais, fios de luzes e providencie um cheirinho gostoso e suave para ambientar toda a casa e despertar uma sensação agradável em seus convidados logo que entrarem em sua casa. Todos esses cuidados com recepção e a decoração soara como um caloroso desejo de boas-vindas.

 

Som e iluminação na medida

preparar a casa para receber convidados

São detalhes muito importantes capazes de influenciar muito no tipo de recepção que você deseja em casa. Por exemplo, se é um jantar ou almoço mais íntimo cuide para que a iluminação artificial seja mais cálida e aconchegante e o som seja mais tranquilo ou se, pelo contrário, for uma festa dançante invista em uma iluminação temática e um som de acordo com os gostos musicais dos convidados. Só tenha cuidado com uma coisa: independente do tipo de música ou do propósito da sua recepção deixar o volume muito alto nunca é agradável.

 

Preparando a mesa

preparar a casa para receber convidados

 

É recomendável garantir que cada convidado tenha um lugar reservado na mesa para sentar-se confortavelmente, portanto não convide mais pessoas do que sua casa pode comportar. Utilize uma toalha bonita, jogos americanos ou somente uma passadeira para iniciar a preparação, tire aquela sua louça especial do armário e se a quantidade não for suficiente combine-a com outras que se harmonizem com a decoração. Utilize flores baixas, velas, frutas e o que mais a sua imaginação mandar para decorar a mesa e complemente com guardanapos coloridos. Na hora de servir dê preferência para travessas e garrafas de vinhos espalhadas pela mesa de maneira descontraída e convidativa, assim seus convidados irão se sentir mais à vontade para repetir o quanto quiserem.

Crianças em casa?

preparar a casa para receber convidados

Se tem crianças em casa ou irá receber convidados com filhos pequenos providenciar alguma atividade para eles será um detalhe especial. Reserve um cantinho da casa para que eles possam brincar e se divertir tranquilos antes e depois da comida ser servida. A sala de TV ou um quarto de hóspedes espaçoso pode ser um ótimo lugar para se distraírem assistindo desenho animado ou jogando algum jogo de tabuleiro. Outra ideia interessante é baixar e imprimir diversos desenhos e gravuras da internet para colorir, uma distração saudável e que costuma prender as crianças por horas.

Relaxe e aproveite o momento

preparar a casa para receber convidados

 

Tudo pronto e organizado? Os convidados já chegaram? Então relaxe e aproveite o momento com sua família e amigos. Esqueça as preocupações, jogue conversa fora, deguste a comida que você preparou com todo o carinho, tome um bom vinho, dê risada, escute uma boa música, dance, aproveite as crianças e faça com que as horas que você gastou para preparar esse momento gostoso tenham valido a pena. Afinal de contas são momentos assim que tornam a vida especial… e a louça? Você pode deixar para amanhã!