(21) 2215-3026
O nosso Rio de Janeiro não está entre as regiões do país em que o inverno aparece com as temperaturas mais baixas. Mas, de qualquer forma, sempre que chega, ele consegue nos fazer tirar os casacos, botas e os cobertores do armário. Assim como, nos faz não querer sair de casa de jeito nenhum e curtir o nosso lar bem quentinho. Agora, o problema é quando a nossa casa não é das mais aquecidas e parece fazer tanto frio quanto na rua. Por isso, fique sabendo que é possível torná-la em um ambiente mais quente e, neste artigo, vamos te ajudar com algumas ficas.
As janelas de vidro podem ser grandes inimigas do aquecimento nos dias frios, mas existem alguns tipos que promovem um isolamento térmico melhor. Contudo, quando estiver sol, deixe as janelas abertas por alguns minutos para ventilar a casa. No entanto, lembre-se de fechá-las para o calor que a sua casa acumula quando o sol está batendo não vá embora. entrar junto da luz do sol. E nunca, durante o dia, deixe as cortinas fechadas, senão a luz do sol que também contribui para deixar a casa mais aquecida, não entrará direito.
Agora, durante a noite, o processo é inverso, já que a temperatura costuma ser mais baixa. As cortinas aqui aparecem como aliadas, agindo melhor ainda contra o calor, se forem trocadas por cortinas pesadas com tecidos mais grossos e escuros.
Mesmo se você teve todos esses cuidados anteriores com as janelas, e o parece não ter adiantado muita coisa, é possível que hajam muitas frestas. Por elas, o calor que sua casa recebeu durante o dia, vai todo embora a noite. Uma dica simples para evitar a circulação de ar por meio das frestas, é usar fitas adesivas, fitas isolantes ou comprar veda frestas, que podem ser encontrados na grande maioria de lojas de material de construção.
Muito se fala sobre a influência das cores no nosso estado de espírito. Então, usar cores mais quentes como o vermelho e o amarelo, podem deixar o cômodo mais quentinho. Elas podem aparecer nos tapetes, nas cortinas, toalhas de mesa e nas almofadas, por exemplo, para trazer a sensação de calor.
Tecidos mais grossos, de linho ou lã, nas almofadas, na cama e na manta do sofá ajudam a transformar a casa em um ambiente mais aconchegante e quentinho, porque retém o calor. Assim como os tapetes, que conservam as altas temperaturas no piso, impedindo que o chão fique frio.
A luz é outro elemento que influencia bastante na temperatura do lugar. Coloque lâmpadas em tons de âmbar ou amarelo e use abajures com cúpulas de materiais que aquecem, eles deixam o ambiente com mais sensação de calor.
Contudo, o ideal é incluir madeira na decoração ou até mesmo na estrutura da casa. Pode ser utilizada no piso, em objetos de decoração, cadeiras, vasos de plantas, entre outros itens, para que ele concentre calor e funcione como um isolante térmico natural. Além de, na maioria das vezes, ser da cor marrom, que se encaixa na paleta de cores quentes.
Estas são alternativas para quando você estiver querendo fugir do frio de forma bem rápida e prática. Primeiro, a dica é, nessa época do ano, usar mais o forno, porque ele vai aumentar o calor, e então deixar o ambiente bem quentinho toda vez que você usar. Já, o secador de cabelo e a bolsa de água quente, vão te aliviar na hora de deitar na cama e não congelar com o lençol frio! É só você pré-aquecer a cama com o ar do secador de cabelo ou colocar uma bolsa quente entre o colchão e o cobertor.
Ah, vale lembrar que é preciso fazer um equilíbrio para não ter uma casa muito quente. Até porque, aqui no Rio de Janeiro, o calor predomina e quando o verão chega, a temperatura beira os 40°.