Busca Livre de Imóveis

Condomínio

8 formas de conseguir uma renda extra para o seu condomínio

Além de cortar despesas com funcionários, economizar no uso de água e fazer a substituição de lâmpadas, nos tempos de crise, pensar em medidas para arrecadar dinheiro e reduzir a taxa condominial podem ser uma boa ideia. Pensando nisso, abaixo vamos citar algumas ações que podem ser adotadas e te ajudar a gerar renda para seu condomínio.

Dentro de um condomínio, é possível fazer a locação de diversos espaços. Esta já é até mesmo uma prática comum e conhecida. Entre as áreas que podem ser alugadas, estão:

Salão de festas – Sim, o condomínio pode cobrar pela utilização do salão de festas. No entanto, é preciso que a Convenção do Condomínio ou o Regimento Interno tragam um regulamento sobre o uso do local e que haja aprovação da cobrança em Assembleia. Muitas vezes os condôminos não aceitam e não entendem essa cobrança. Nessa hora, é válido explicar que o espaço contém móveis, refrigeração, fogão, além de durante a festa, eles fazerem uso de luz, água e gás.

Churrasqueira – Assim como o salão de festa, a churrasqueira é uma área que pode ser alugada da mesma forma. Para conseguir a aprovação da taxa para locação, vale citar a importância das manutenções periódicas como pintura, pisos, azulejos, e da limpeza.

Estacionamento – O que é bem comum de acontecer, é uma família de condôminos ter mais de um carro/moto. Se no seu condomínio estiver determinado que cada unidade tem direito a deixar estacionado apenas 1 veículo na garagem, uma alternativa é alugar uma ou mais vagas para estes moradores.

Terraço/topo do prédio – Um caminho para conseguir aumentar a arrecadação do condomínio no fim do mês, é alugar o topo do prédio para antenas de TV, telecomunicações e radiotransmissor. Isto não é complicado de fazer, é possível até mesmo que o condomínio entre em contato direto com as operadoras. Assim, é apenas menos provável que você consiga fechar o negócio. O recomendado é que, primeiro, você cadastre o espaço em uma empresa especializada para fazer a ponte entre seu condomínio e as companhias interessadas em alugar. Contudo, é preciso ter uma boa localização, aprovação dos condôminos e alguns documentos em dia, como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e Laudo Técnico do Para-raio, que são imprescindíveis.

Área sem uso – Se você possui alguma área do seu condomínio “abandonada”, você pode verificar se dá para transformá-la em algo que traga renda. Alguns condomínios que notaram o não uso de determinados espaços, os transformaram em pequenos depósitos, que foram alugados para moradores. Essa foi uma alternativa que não gerou custo algum a eles, pois não foi preciso comprar nenhum equipamento, nem mesmo investir em uma grande infraestrutura. E, melhor, gerou uma graninha extra.

Outra maneira de arrecadar uma grana extra, é com a academia ou sala de ginástica do seu prédio. Estes têm sido espaços cada vez mais utilizados pelos moradores, ainda que os frequentadores não sejam a maioria. Entre as formas possíveis de arrecadar dinheiro com eles, estão:

Taxa de utilização – Para arcar com o custo de manutenção, equipamentos e professores é importante fazer a cobrança de uma taxa específica apenas para quem deseja fazer uso destes espaços.

Atividades adicionais – Você pode oferecer no seu condomínio diversas atividades como artes marciais, lutas, aulas de dança, yoga, atividades específicas para deficientes e idosos, entre outras modalidades. Muitas destas, na verdade, são possíveis até mesmo se você não possuir uma sala de ginástica. O salão de festas, a quadra e também a piscina podem ser utilizados. A cobrança pode ser feita por hora ou pacotes personalizados para quem desejar fazer algumas dessas atividades.   

Muitos prédios já fazem a prática de publicidade em condomínio, principalmente os comerciais. É possível transformar meios de mídia o alto do edifício, a parede lateral, totens, murais ou as televisões dos elevadores. Encontre empresas e agências especializadas na área e tenha cuidado com essa prática. Porque, para iniciar, é preciso ter aprovação em assembleia por maioria simples dos presentes e, se for publicidade externa ou alterar a fachada do condomínio, é preciso de aprovação unânime dos condôminos. E também, é preciso declarar o valor recebido fruto da locação desses espaços no imposto de renda.

Estes são apenas alguns métodos que você pode utilizar para arrecadar mais dinheiro pro seu condomínio. Atualmente, você tem feito alguma outra ação para gerar renda extra? Conta pra gente!