Busca Livre de Imóveis

Dicas

Cuidados na hora de reformar o imóvel

Sem o conhecimento, algumas pessoas acabam se deparando com verdadeiros problemas extra obra.

(Foto: Divulgação)

A hora da reforma é um momento único e sagrado. É resultado de algum tempo de economias financeiras para garantir um espaço de vivência ainda mais valorizado. Mas, sem o conhecimento do caminho das pedras, algumas pessoas acabam se deparando com verdadeiros problemas extra obra. Em alguns momentos, os próprios clientes precisam tomar as rédeas da execução do projeto, para garantir que o que foi combinado seja cumprido.

E tomar alguns cuidados anteriores a execução da obra é algo muito efetivo para evitar dores de cabeça com imprevistos desnecessários. Por isso, confira essas dicas:

Cuidados Gerais – Toda obra tem seus percalços. Isso é previsível, mas seguindo alguns procedimentos bem simples, é possível evitar muitos desgastes financeiros, temporais e, até mesmo, emocionais.

Planejamento – Planejar o que será realizado é fundamental. Dessa forma, determina-se o tempo de execução da obra, com data de início e de sua entrega. E isso também evita exageros orçamentários, já que a falta de um teto de gastos costuma ser uma falha de planejamento muito comum em reformas.

Equipe capacitada – Pode-se dizer que, mais importante que uma equipe capacitada, é ter profissionais parceiros, sempre dispostos a ouvir e a negociar possíveis imprevistos que venham a ocorrer. Porque eles ocorrerão, mas não quer dizer que isso seja um problema.

E uma equipe parceira, além de ter os conhecimentos técnicos necessários para executar o projeto, do começo ao fim, também terá consciência da responsabilidade de terminar aquilo que foi iniciado, ainda que surjam desafios no andamento.

Material de qualidade – O uso de materiais de qualidade garantida também é uma das chaves para a realização de uma obra com sucesso. Não convém planejar e orçar tudo detalhadamente com uma equipe muito boa, se ela não tiver os recursos necessários.

Muitas pessoas optam pelo drywall, que são paredes de gesso facilmente de serem aplicadas, mas esquecem de escolher profissionais e equipamentos qualificados. é preciso escolher corretamente os materiais para garantir a durabilidade, empresas como a GypCenter, por exemplo, trabalham com os melhores fornecedores do país. Vale uma pesquisa sobre qualidade, credibilidade e preço antes de escolher qualquer que seja o material da sua obra.

Cuidados legais – Além dos pontos gerais que influenciam em uma obra bem-feita, é necessário se cuidar com as questões legais. E esse é um ponto em que muitos se descuidam, porque não sabem que precisam de autorização da Prefeitura local para fazer intervenções mais profundas na estrutura.

Por isso, é fundamental ter em mente que reparo é algo diferente de reforma do ponto de vista técnico.

O reparo se resume a intervenções muito simples dentro de um imóvel, como pintura, troca de pisos, azulejos e afins;

A reforma diz respeito a ações que modificam a estrutura da edificação, como a mudança de uma parede, por exemplo.

Uma dica extra – Isso poderia ser enquadrado facilmente em materiais a serem utilizados, mas como é uma dica importante, é melhor deixá-la para o final. Um dos materiais que mais têm sido utilizado como matéria-prima para construção de uma obra é o drywall (placas de gesso),  porque é mais leve, ocupa menos espaço no ambiente e é mais fácil de manipular, o que agiliza os trabalhos.

Fonte: Diário Digital