Busca Livre de Imóveis

Dicas

Como resolver vazamentos sem quebrar o piso?

Um dos maiores inimigos de qualquer construção é a infiltração. Ela pode se apresentar das mais diversas formas, em diferentes áreas da edificação e há também uma infinidades de possíveis causas para ela ocorrer. Quando ela se apresenta depois da fase de construção, uma das dúvidas que aparece é se é possível resolver vazamentos sem quebrar o piso.

Quais os problemas visíveis causados pelos vazamentos?

Como resolver vazamentos sem quebrar o piso

O acúmulo de umidade pode trazer diversos problemas.

De maneira geral, os primeiros sinais observados são os defeitos na estética: pintura descascando, manchas nas paredes, lajes, muros, acúmulo de lodo, bolor, fungos, e o mau-cheiro do mofo.

Contudo, é preciso saber também dos males “silenciosos” da infiltração, quando ela promove a corrosão das armaduras do concreto, comprometendo a segurança estrutural.

Dessa forma, é natural perceber a importância dos sistemas de impermeabilização para os elementos da construção.

Além disso, é preciso entender que, mesmo executando os sistemas de maneira correta e com materiais de qualidade, a impermeabilização, no geral, tem uma vida útil, e precisa de manutenção.

O que são os vazamentos e quais áreas podem ser afetadas?

Como resolver vazamentos sem quebrar o piso

Vazamento, em linhas gerais, é a infiltração de água em um local indevido, em um material que deveria garantir a estanqueidade.

Dessa forma, qualquer local da edificação em que haja possibilidade de presença de água está sujeita a vazamentos.

Os locais mais comuns, logicamente, são aqueles expostos: telhados e coberturas em geral, lajes, calhas, rufos, marquises, sacadas, áreas de estacionamento com subsolo, área sob pilotis, playground, coberturas, mezaninos, áreas gourmet abertas.

Também merecem atenção aqueles locais que armazenam água, como caixas d’água, cisternas e piscinas, por exemplo.

O concreto armado é considerado um material que garante a estanqueidade, contudo não é considerado um material impermeável, sendo possível a percolação da água por entre os seus poros.

Além disso, em seu estado de serviço, é previsto a ocorrência de fissuras devido ao trabalho térmico natural da estrutura, que também é uma porta de entrada para umidade.

Por isso, as estruturas de concreto expostas devem ser impermeabilizadas.

O sistema mais comum utilizado no Brasil é a manta asfáltica. Quando executada de maneira correta, por profissionais especializados, seguindo as exigências de norma, a manta asfáltica é capaz de garantir a impermeabilização, contudo, com um prazo de validade.

Esse tipo de sistema de impermeabilização (em linhas gerais) não pode ficar exposto, por não possuir grande resistência mecânica, e por isso são feitas camadas de regularização (contrapiso) e o piso, se for o caso.

E a pergunta neste momento é: quando começam a surgir, é possível resolver vazamentos sem quebrar o piso?

Como resolver vazamentos sem quebrar o piso

A resposta para essa pergunta depende da solução que for escolhida.

Se a opção escolhida for refazer o sistema de manta asfáltica, infelizmente não é possível resolver o problema sem quebrar o piso.

Justamente pelo fato de ser necessário retirar a manta antiga, que está abaixo do piso.

Refazer um sistema de manta asfáltica sobre um piso que apresenta vazamentos pode ser muito perigoso. Primeiramente porque há uma chance de o problema não ser resolvido, mas principalmente porque isso pode gerar um sobrepeso na laje.

Felizmente, existem no mercado duas soluções que podem resolver problemas de vazamentos sem que haja necessidade de quebrar o piso. O Sistema Fibersals em Poliéster Flexível e a Solução 100% Silicone.

Poliéster Flexível: impermeabilização para resolver vazamentos sem quebrar o piso

Como resolver vazamentos sem quebrar o piso

O Sistema Fibersals em poliéster flexível é um sistema capaz de resolver problemas de infiltração e vazamentos em estruturas de concreto armado.

Diferentemente da manta asfáltica, o poliéster flexível é um sistema moldado no local, sem apresentar emendas, o que facilita a sua aplicação nos mais diferentes locais.

Praticidade, Flexibilidade e Facilidade de Aplicação

Como resolver vazamentos sem quebrar o piso

Uma das grandes qualidades deste tipo de material é que ele pode ser executado sobre o piso preexistente, sem a necessidade de retirar o piso anterior.

Dessa forma, é possível pular as etapas de demolição, remoção de entulho, limpeza prévia, e toda a dor de cabeça que são comuns na reforma de sistemas de impermeabilização tradicionais.

A flexibilidade permite que o sistema seja feito sem emendas, que são pontos críticos onde podem ocorrer falhas. A rapidez na aplicação permite que a área possa ser liberada para o tráfego em um prazo curto de tempo.

Sobrepeso, Durabilidade e Garantia

Como resolver vazamentos sem quebrar o piso

Como se trata de um material leve (3kg/m²) e que possui resistência mecânica (ideal para áreas de estacionamento, com tráfego de veículos) não é necessário camada de regularização ou novo piso.

Dessa forma não é adicionado um sobrepeso que possa comprometer a estabilidade estrutural da laje.

O poliéster flexível é considerado uma solução definitiva para os problemas de infiltração. Como é aplicado por profissionais altamente especializados, e uma empresa com muitos anos de experiência (a Fibersals), a garantia desse sistema é de 15 anos.

Locais de Aplicação Recomendados

A recomendação para este tipo de sistema de impermeabilização são áreas expostas à umidade, com ou sem tráfego de pessoas e veículos.

Como o próprio sistema já é o acabamento final, o poliéster flexível pode ser aplicado em lajes de cobertura, lajes de estacionamento, áreas de playground, varandas e sacadas, áreas sob pilotis, além de reservatórios, piscinas, caixas d’água e demais locais com pressão positiva de água.

Solução 100% Silicone: ideal para reformas

impermeabilização solução 100% silicone fibersals

A Solução 100% Silicone, aplicado no Brasil de forma pioneira pela Fibersals, é uma novidade nos sistemas de impermeabilização no mercado nacional.

Trata-se de um material nobre, com alto teor de sólidos, e com o diferencial de que o que é aplicado é o que efetivamente fica no local para compor o sistema, não sendo necessárias emulsões, e reações com água.

O silicone é um material extremamente flexível, e por isso ideal para ser aplicado em áreas com grande exposição ao sol, e consequentemente, maior movimentação térmica.

O silicone, assim como o poliéster flexível, também é executado sem a presença de emendas, o que minimiza o risco de surgimento de fissuras.

Tecnologia que resolve vazamentos com rapidez na aplicação e conforto térmico

impermeabilização solução 100% silicone fibersals

O grande diferencial da impermeabilização com Silicone é a tecnologia envolvida.

O material pode ser aplicado sobre o material antigo, se aderindo também na manta aluminizada e betuminosos que estejam apresentando falhas.

A alta flexibilidade torna o material resistente ao surgimento de falhas, e mesmo quando ocorrem (causadas por arrastamento de estruturas pesadas e/ou pefurantes, por exemplo), é possível refazer apenas a área que apresentou o problema, de maneira rápida e prática.

A Solução 100% Silicone é ideal para reformas, especialmente em locais de difícil acesso, que demandam uma grande mobilização para reformas.

Além disso, a liberação para o uso também é rápido, assim como o poliéster flexível.

No caso da aplicação em telhados, a Solução 100% Silicone na cor branca é capaz de refletir a incidência de luz solar, proporcionando um conforto térmico para o interior da edificação. É possível, inclusive, reduzir os custos com refrigeração interna.

Resistência e Durabilidade

impermeabilização solução 100% silicone fibersals

A Solução 100% Silicone não possui a mesma resistência mecânica do poliéster flexível, não podendo ser aplicado em locais com tráfego intenso de pessoas e veículos. Contudo, no caso de telhados com pisoteio ocasional, ou lajes com trânsito de manutenção, é a solução ideal.

Como se trata de um material nobre e aplicado com mão-de-obra extremamente qualificada, é possível obter uma garantia de 15 anos.

Locais de Aplicação Recomendados

Este tipo de sistema é recomendado para locais expostos à ação do tempo, contudo sem pisoteio intenso.

Dessa forma, a Solução 100% Silicone é recomendada para impermeabilização de lajes de cobertura, calhas, telhados (em especial telhados comerciais com maquinários estacionários) e marquises.

O Sistema Fibersals em Poliéster Flexível e a Solução 100% Silicone são oferecidos pela Fibersals, especialista em impermeabilização, no mercado desde 1985. Para saber mais sobre como resolver vazamentos sem quebrar o piso.

Fonte: Fibersals