Busca Livre de Imóveis

Dicas

Utilize plantas como repelentes naturais de insetos e pragas

Epidemias de insetos e pragas têm como principais fatores a água parada, áreas escuras e úmidas e o calor. Mas, na hora de cuidar da casa para minimizar o número de insetos, uma boa alternativa é ter plantas que funcionam como repelentes naturais. Essas plantas possuem óleos essenciais com odores que incomodam moscas, mosquitos, pulgas, entre outros animais, mesmo tendo um cheiro agradável para nós. Conheça algumas dessas plantas que vão te ajudar a manter os insetos longe de casa:

Alecrim

O Alecrim é uma erva aromática ótima para espantar pernilongos e mosquitos. Ter vasos desta planta espalhados pelo jardim e nas janelas vão servir de inseticida. Além de poder ser utilizado em diversas receitas culinárias e, na primavera, nascerem pequenas lindas flores e deixarem um aroma incrível por toda a casa.

Capim-limão (Capim-santo ou Lemongrass)

Também é um bom repelente de mosquitos. É possível extrair o óleo essencial, enchendo um frasco de vidro limpo com a planta, deixando as folhas relativamente soltas, jogando óleo vegetal cobrindo toda ela, com cerca de 1 cm de espaço livre na parte de cima pote, e feche-o. Deixe o vidro em algum local onde bata bastante luz solar durante o dia por duas semanas, balançando-o sempre duas vezes ao dia. Depois destas duas semanas, coloque uma colher de sopa de vinagre de maçã e misture. Após 16 dias, filtre-o, tirando as ervas, deixando apenas o óleo, e pronto. A solução estará pronta para ser passada pela casa, com um pano úmido, por exemplo.

Cebola

Se você possui uma horta, é boa ideia plantar cebolas. Elas evitam pulgões, lesmas, moscas e outras pragas. É recomendado plantar próxima à roseiras, pimentões, tomateiros, batata, repolho, cenoura e brócolis.

Ceboliha

Da família da cebola, é uma erva pequena, também comumente utilizada em sopas, saladas e molhos. Bem fáceis de cultivar, tem flores aromáticas e que repelem moscas e pulgões da sua horta.

Erva doce

Conhecida por ser uma planta medicinal, também mantém pulgões, lesmas e caracóis longe da sua horta. Recomenda-se plantá-la com endro (erva aromática parenta da erva-doce), pelos cantinhos da sua horta.

Hortelã

É uma planta capaz de espalhar e ocupar todo o jardim. Por esta razão, é indicado cultivá-la em vasos. Serão úteis como repelente de mosquitos.

Lavanda

Pode ser usada como planta medicinal, na composição de cosméticos ou na aromaterapia, assim como repelente de traças, pulgas, moscas e mosquitos. Para isso, é necessário colocar maços de alfazema (espécie de lavanda, que se diferencia das demais, pelo seu cheiro de cânfora e mais forte), espalhados pela casa, sobre os móveis ou nas janelas.

Louro

É uma planta usada há muito tempo, marcada pelo seu aroma e sabor inigualáveis. Servem para repelir moscas, com suas folhas espalhadas pela casa.

Manjericão

Descoberto na Índia, tornou-se fortemente consumido, graças à crença de é uma planta sagrada e promove crescimento espiritual. No entanto, realmente evidenciado é o poder do seu aroma de impedir a entrada de moscas e mosquitos na sua casa. Plante-o em vasos e coloque em locais que batam sol, como portas e janelas.

Agora com tantas opções, e ainda existirem várias outras capazes de ajudar a repelir os insetos da sua casa e as pragas do seu jardim, você conseguirá escolher uma erva unindo o cuidado com o seu lar e a decoração.

 

Estamos à disposição, LIDERANÇA IMOBILIÁRIA LTDA.