(21) 2215-3026
A cidade e o estado do Rio de Janeiro são cheios de história, tanta que fica até fácil se confundir. Comemoramos em 1º de março os 453 anos do Rio, mas você sabia que durante muitos séculos o aniversário da cidade foi comemorado em outra data?!
Até 1956, a data oficial do aniversário do Rio era 20 de janeiro, que é o dia de São Sebastião, o padroeiro da cidade. A data lembra também a Batalha de Uruçumirim, que consolidou o domínio português no Rio. Nessa batalha, entretanto, centenas de índios tamoios e cinco franceses foram mortos, além de Estácio de Sá, que fundou a cidade.
Ele havia desembarcado em terras cariocas no dia 28 de fevereiro de 1565, mais precisamente na praia da Urca, com o intuito de expulsar os franceses que haviam se estabelecido por aqui e construir uma cidade fortificada.
No dia seguinte, fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, uma homenagem ao rei menino de Portugal, e escolheu o santo de mesmo nome para padroeiro oficial. O dia seguinte era 1º de março.
Pode-se afirmar que a mudança da data oficial do aniversário da cidade teve razão histórica e política. Enquanto 20 de janeiro celebrava como momento da fundação uma batalha sangrenta e mortal, o primeiro dia de março foi a data da fundação pelo militar que foi o primeiro governador da cidade.
Atribui-se a troca da data a uma mudança de pensamento, já que um feito militar (guerra) foi substituído pelo momento em que se começou a construir a civilização carioca. Este foi apenas o início de um processo muito longo, que seguiu uma cronologia ao longo dos últimos quatro séculos para formar o que hoje conhecemos como a cidade do Rio de Janeiro.