(21) 2215-3026
É comprovado que estar rodeado por plantas ajuda a melhorar o humor e traz sensação de relaxamento. Muitas pessoas, por morarem em grandes cidades, não têm muito espaço disponível para ter um jardim em casa, mesmo que pequeno. Mas você sabia que é possível ter uma horta em casa mesmo sem muito espaço?
As hortas verticais são perfeitas para trazer um pouco de verde e de frescor para a sua residência. Caso você tenha uma parede que não esteja sendo usada, e onde o sol bata por ao menos algumas horas ao dia, você pode montar o seu próprio jardim de temperos!
Os benefícios de ter uma horta vertical em casa são diversos. Ela irá melhorar a qualidade do ar, controlar o calor, te dar um tempinho para relaxar perto da natureza, e o melhor: você sempre terá temperos fresquinhos para usar na cozinha.
Montamos um passo a passo para te ensinar como montar e cultivar sua própria horta em casa. Vem com a gente!
1 É importante escolher um lugar que tenha incidência direta do sol por, pelo menos, 4 horas ao dia. Se possível, dê preferência ao sol da manhã. Lugares ao ar livre, como varandas e quintais, são ideais, mas locais próximos a janelas costumam ser boas opções. E fique atento: o local também deve ser arejado. Esses dois fatores são imprescindíveis para que suas plantinhas cresçam fortes e saudáveis.
2 Tenha cuidado na hora de escolher quais plantas vão estar na sua horta. As hortaliças são a melhor opção, mas é importante lembrar que elas devem ter raízes curtas, já que serão criadas em recipientes pequenos. Prefira aquelas que, após a colheita, irão brotar de novo. Alecrim, alface, cebolinha, coentro, manjericão e orégano são ótimas opções para o plantio. Você também pode acrescentar alimentos deliciosos e saudáveis na sua horta, como pimentão, tomate-cereja, alho e morango.
3 Algumas plantas precisam de mais sol que outras. Caso você não encontre um local que receba sol durante o dia, as opções mais indicadas são cebolinha, hortelã, salsa e tomilho.
4 Na hora de escolher os vasos, a criatividade será sua melhor aliada. Além dos vasos tradicionais, como jardineiras ou meia-lua, existe uma infinidade de opções. Materiais recicláveis que normalmente vão para o lixo como garrafas pet, caixas de alimentos ou latas de alumínio podem ser customizados de forma simples e barata. Tubos de PVC cortados também dão ótimos vasos!
5 Existem diversas opções para escolher qual suporte será utilizado para segurar sua horta vertical. Ela pode ser montada direto na parede ou utilizando como suporte pallets de madeira, caixotes, estantes ou aramados. Algumas lojas já vendem suportes feitos especialmente para jardins verticais.
6 Com o suporte e o recipiente escolhido, é hora de plantar. A terra precisa estar adubada para que cresça com mais força e saúde. É melhor usar mudas do que sementes, já que elas são mais fáceis de plantar. Na hora da colheita, lembre-se de usar uma tesoura e deixar o miolo da planta inteiro para que ela volte a crescer acima dele.
7 Tome cuidado com a manutenção da sua horta. As plantas são organismos vivos e precisam de cuidados para não morrer. Um problema muito comum é o excesso de água, que pode fazer com que as raízes apodreçam. Informe-se sobre a quantidade de água que cada plantinha na sua horta necessita e tenha sempre à mão um borrifador para facilitar a tarefa. Adicione, na base dos vasos, elementos que possam drenar a água em excesso de forma eficaz como pedras, pedaços de espuma ou pequenos furos.
8 Não regue as plantas quando estiver sol. Prefira o começo da manhã ou o final da tarde, e fique atento à quantidade de água: elas não precisam de muita. A terra não precisa ser regada com tanta frequência, mas deve estar sempre úmida.
Com essas dicas e um pouco de dedicação, você estará pronto para montar a sua horta vertical em casa. Colher a nossa própria comida nos permite desenvolver uma relação mais próxima com aquilo que ingerimos e traz benefícios comprovados à saúde.
Boa colheita!