Busca Livre de Imóveis

Dicas

Saiba como tirar umidade da parede e evite problemas

Parede com umidade é um problema bem comum que pode acontecer por diversos motivos. Em alguns casos, a razão é mudança climática, em outros pode ser uma questão estrutural. Por isso é importante saber como tirar umidade da parede conhecendo os principais produtos impermeabilizantes disponíveis no mercado.

 

O que causa e como identificar que a parede está úmida?

Algumas áreas da casa são mais suscetíveis à umidade, como o banheiro e a cozinha, mas outros ambientes também podem sofrer com esse problema na época de chuvas ou ainda devido a problemas no encanamento, por exemplo.

Apesar de várias situações poderem levar ao surgimento de umidade na parede, a raiz do problema é sempre a ausência de impermeabilização – ou falha na realização desse processo. É esse sistema que evita a entrada de água nos cômodos, garantindo a integridade das estruturas da casa.

Além do “sintoma” óbvio, que é a umidade, uma parede úmida também pode causar mofo e criar bolhas na tinta, podendo levá-la até mesmo a descascar. Então, pintar não é uma forma eficaz de como tirar umidade da parede, mas existem alguns produtos muito úteis no mercado atualmente.

 

Como tirar umidade da parede com impermeabilizantes?

Para manter sua casa seca e protegida, você precisa saber como tirar umidade da parede. Hoje, a escolha fica principalmente entre a emulsão asfáltica e a emulsão acrílica. A primeira forma uma membrana impermeabilizante onde é aplicada, enquanto a segunda pode ser aplicada de forma similar à pintura e tem função de acabamento.

Agora que já sabe como tirar umidade da parede com impermeabilizantes, é necessário entender que, caso a umidade não tenha se espalhado, não é preciso impermeabilizar o espaço todo. Porém, se a mancha já tiver mais de 40 cm, o ideal é fazer o processo em uma área de 1,50 m.

Para aplicar ambos esses produtos que vão te ajudar a pôr em prática seus conhecimentos de como tirar umidade da parede, antes você vai precisar realizar algumas tarefas.

  • Se tiver mofo, limpe o local com água sanitária e esperar secar;
  • Lixar a parede, removendo toda a pintura existente;
  • Caso o reboco esteja soltando, remova-o também.

Por fim, lembre-se que, caso não se sinta preparado ou confortável para fazer processos como esse de como tirar umidade da parede, o melhor é procurar um profissional experiente.

Fonte: Viva Decora