(21) 2215-3026
O verão é uma época do ano que muitas famílias e amigos aproveitam para viajar e se visitar, o que traz bons momentos de convívio, mas podem causar problemas de controle de acesso de visitantes em condomínios.
A participação dos moradores ao informar sobre a presença de amigos e parentes é fundamental para evitar dificuldades, constrangimento e falhas na segurança.
Síndico-geral do Condomínio Vivendas do Imbuí, Emannuel Sampaio diz que não se verifica grandes alterações neste periodo.
Mas a pauta desta semana da reunião de condomínio é reforçar a orientação aos moradores para que comuniquem as mudanças de inquilinos, a chegada de visitantes no período de férias, entre outros pontos.
Rosentino Santana dos Santos, sub síndico do condomínio Bosque Imperial, e morador responsável pelo Edificio Begônia, diz que a segurança da área é terceirizada, cabendo aos porteiros o controle de acesso aos apartamentos. Mas admite que não existe nenhuma recomendação geral referente ao verão.
Os funcionários da portaria questionam para que apartamento o visitante se dirige e registra as placas de carro, mas ele avalia que este controle pode ser melhorado com consultas aos moradores sobre os visitantes.
Kelsor Fernandes, presidente do Secovi-BA (Sindicato da Habitação) diz que a orientação da entidade é que os porteiros sejam treinados para serem rigorosos, tomando todo cuidado antes de permitir o acesso de visitantes.
Outra orientação é quanto a equipamentos de segurança, como dotar a entrada do condomínio de dois portões. Desta forma, sem criar situações desconfortáveis, é possível checar os dados, e avisar ao morador sobre visitantes antes de permitir o acesso às áreas internas do condomínio.
“O normal é que se receba visitas, ainda mais nesta época do ano. Mas para evitar constrangimentos, cabe aos moradores explicarem as normas do condomínio, assim como horários previstos no estatuto”, finaliza.
O programa Vigilância Participativa da Polícia Militar começou a ser implantado em 2015, a partir de uma experiência na cidade de Porto Seguro. A iniciativa estabelece uma relação entre a PM e condomínios em zonas residenciais de classe média.
O objetivo é incentivar os responsáveis pelos condomínios a direcionar as câmeras para as ruas e sinalizar que o local é monitorado. Nestes locais são intensificadas as rondas das equipes em viaturas policiais.
Major Patrícia Barbosa, comandante da 11ª CIPM, com sede na Ladeira da Barra, é responsável pela região pioneira da atuação do programa em Salvador.
Ela avalia que o principal ponto positivo é aproximar a PM da comunidade, envolvendo os moradores na busca de soluções e na colaboração com problemas de segurança pública.
Uma das formas de atuação, explica, é a realização de cursos voltados para porteiros (foram realizados dois em novembro e dezembro últimos). Na formação, diz a major, os porteiros aprendem como devem proceder em casos de suspeita de pessoas e de veículos parados na rua, usando um telefone fixo ou o grupo de whatsapp, o que reduz o tempo de resposta da polícia a este tipo de demanda.
“Durante o verão aumenta muito o número de pessoas circulando na Barra, que é uma área turística, aumentando os problemas de segurança. E o trabalho dos porteiros, que aprendem a ficar alertas e ter um olhar diferenciado para estas situações”, concluiu.
Fonte: SíndicoNet